domingo, 12 de abril de 2015

Análise Competitiva: Articuno

Análise Competitiva: Articuno



Normalmente eu não gosto de Lendários, mas Articuno é diferente, como eu comecei a jogar Pokémon na época de Gold/Silver/Crystal os poucos lendários da época me marcaram bastante, entre eles o lindo do Articuno, enfim Articuno é uma boa Wall ofensiva, ótima para impedir Sweepers de Rain. 


Uma visão bem rápida sobre seus atributos nós vemos um Pokémon bem arrendondado com nenhum status abaixo de 85, pode funcionar como uma boa Wall ou simplesmente atacar bem forte com um STAB ICE, Sets sugeridos:

Wall Fisica/Especial

@Leftovers
Habilidade: Pressure
Nature: Bold/Calm
EVs: 252 HP/252 Def/4 Sp.Atk ou 252 HP/252 Sp.Def/4 Sp.Atk

-Freezy Dry
-Roost
-Substitute/Protect
-Toxic
Uma Wall bem simples e com poder ofensivo razoável, Freezy Dry é seu STAB Ice com capacidade de acertar em super-eficaz tipos aquáticos, Roost recupera uma eventual perda de HP, Substitute protege de status ruins como Poison ou Protect que protege completamente, saindo em beneficio com sua Trait Pressure, gastando PP inimigo, Toxic é a clássica forma de causar danos de uma Wall.

Assault Vest 

@Assault Vest
Habilidade: Pressure
Nature: Timid/Modest
EVs: 252 Sp.Atk/252 Speed/4 Def

-Hurricane
-Freezy Dry
-Water Pulse/Hidden Power [Fire]
-U-Turn

Mesmo sem investir em Sp.Def ele atinge 429 pts nesse Status, Hurricane aqui é seu STAB principal, sendo bem Forte e tendo 30% de confundi o oponente, Water Pulse ajuda a bater em Pokémon como Rhyperior, sua base power é a mesma de Hidden Power que pode ser usada com o tipo Fogo para causar muito dano em metálicos como Forrotress ou Escavalier nas tiers baixas ou Ferrothorn e Scizor nas tier mais altas, U-Turn é um Scout para bater e fugir, não é necessariamente para causar dano e sim fugir com segurança.

Rain Dance 

@Life Orb/Leftovers
Habilidade: Pressure
Nature: Timid
EVs: 252 Sp.Atk/252 Speed/4 Def

-Hurricane
-Freezy Dry
-Water Pulse 
-Roost/ Rain Dance

Aqui a presença de Politoed é bem vinda, Hurricane na chuva não pode errar, Freezy Dry pode acertar Aquáticos, Water Pulse recebe boost na chuva, o ultimo golpe é de acordo com o item, se já possui Politoed portanto não é tão necessário o uso de Rain Dance, então se parte pra ofensiva direta, eventualmente se recuperando com Roost, enquanto o set-up de Rain Dance é necessário Leftovers para recuperar um pouco de HP, lembrando que é possível também trocar os itens/golpes.

Considerações finais:

Cuidado com Stealth Rock! Articuno perde 50% da HP se entrar no campo com essa Hazard. Heal Bell é um golpe que só pode ser conseguido na 3 gen, o que se torna meio inviável  mas se possuir um com esse golpe vai ser bem útil no primeiro Set.



Nenhum comentário:

Postar um comentário