Análise Competitiva: Sawsbuck
Sawsbuck é um Pokémon
subestimado, com os dois tipos menos comuns em OU, ele é fatal se considerarmos
ele fraco só porque é NU, ele possui moverpool tanto ofensivo quanto defensivo
excelente, mas seu poder mostra que ele sempre será melhor atacando
Por mais que suas
defesas não sejam ruins, elas não são nada boas também, porém com sua
velocidade decente e bom ataque podemos configurar um atacante relativamente
forte, ainda que necessite de um suporte de paralisia ou Stick Web para ser
mais eficaz
Bambi’s Revenge
@Life Orb/Focus Sash
Habilidade: Sap
Sipper
Nature: Jolly
EVs: 252 Atk/252 Speed/4HP
-Sword Dance
-Return/Double-Edge
-Horny Leech
-Jump Kick
Moveset de set-up, ao
dobrarmos seu ataque que não é ruim o perigo realmente começa agora! Seu Return
possui STAB e sobe do já alto 102 para 153 de Base de Poder (BP) que combinado
com Life Orb é simplesmente mortal, Double-Edge é ainda mais perigoso porém
combina recuo do Double-Edge + recuo da Life Orb não é legal, Horn Leech também
é STAB e possui o efeito secundário de drenar ½ da HP do oponente, um Giga
Drain físico! Por fim temos JumpKick do tipo lutador para finalizar metálicos
abusados metidos a Wall, cof... cof... Heatran...cof... cof...
Quanto ao item
escolham com sabedoria, Life Ob aumenta seu poder em 30% em troca 1% da HP toda
a vez que um golpe funcionar, Focus Sash deixa com 1 de HP se ela estiver
cheia, particularmente eu coloco Sawsbuck na frente do Heatran e dou Sword
Dance se ele me atacar o Focus Sash ativa e eu dou OHKO com JumpKick, já limpei
(sweep) times assim. Lembrando que por sua habilidade ele é imune ao tipo Grama
e caso seja atingindo por um golpe (tanto ofensivo quanto de status) seu ataque
subirá para +1
Veado de sorte
@Life Orb/Choice Band/Safety Goggles (para
doubles)
Habilidade: Serene Grace
Nature: Jolly
EVs: 252 Atk/252 Speed/4HP
-Secret Power
-Bounce
-Horn Leech
-Jump Kick
Você disse paralisia? Isso é o que
acontece enfrentando esse Sawsbuck, é verdade que Secret Power é bem mais fraco
que Return/Double-Edge, mas com 60% de chance de paralisar o oponente não é incrível?
Em doublés ele é mais eficaz ainda, com suporte de Grass Terrain o efeito do
Secret Power muda para 60% de chance de pôr para dormir, infelizmente ele
também pode congelar o oponente com a mesma taxa porem apenas no in-game já que
lá é o único lugar que tem o terreno de gelo ou rochas, Bounce também possui
60% de paralisar o oponente e é a melhor reposta para MegaVenusaur, Horn Leech
e JumpKick já foram explicados no set acima
Ba-ton-pés!
@Life Orb/Leftovers
Habilidade: SapSipper
Nature: Jolly
EVs: 252 Atk/252 Speed/4HP
-Sword Dance/Work Up
-Horn Leech
-Return/JumpKick
-Baton Pass
É possível faze-lo
assim, Sword Dance dobra o ataque, WorkUp aumenta tanto Atk quanto Sp.Atk em
+1, HorneLeech é para atacar e recuperar HP ao mesmo tampo, em seguida podemos
optar entre o STAB Return ou golpe de cobertura JumpKick e por fim passar
adiante os aumentos com Baton Pass.
Cleric
@Leftovers
Habilidade: SapSipper
Nature: Impish
EVs: 252 Def/252 HP/ 4 Atk
-Aromatherapy
-Leech Seed/Toxic
-Synthesis
-Horn Leech
Estranho né? Mas Sawsbuck consegue ser
um Cleric respeitável, Aromatherapycura os problemas de status da equipe toda,
LeechSeedrouba 1/8 da HP do oponente por turno, o efeito não acaba se Sawsbuck
for trocado, Toxic prova envenenamento que dobra o dano a cada turno, Synthesis
recupera 50% da HP (66% em Sunny Day, 33% em outros climas) e Horn Leech é seu
STAB que rouba HP do oponente
Outros moves consideráveis
-Wild Charge: Forte
contra voadores apenas, em OU seria para Gyarados e Talonflame na troca
-Megahorn: Forte
contra Psíquicos, noturnos e outros tipos grama, em matéria de OU seria útil
apenas contra Serperior e Latios
-Shadow Ball: Em um
movesetMixed, tem a função única de vencer Gengar que resiste/imune a tudo com
que Sawsbuck lançar nele (menos o raríssimo Wild Charge)
-ThunderWave:
Paralisa o oponente
-Light Scream: dobra
a Sp.Def da equipe por 5 turnos
Comentário Final
Gengar é seu maior
predador, é mais rápido e imune a tudo que Sawsbuck jogar nele e ainda possui
STAB que dá OHKO nele, Talonflame vem logo em seguida, pois seu STAB Flying é
OHKO e prioritário, porém ainda pode ser vencido caso seja pego na troca, coisa
que com Gengar não dá, todo Pokémon que possui um atributo ofensivo alto e seja
mais rápido que ele pode ser perigoso, se for queimado ou paralisado será
inutilizado, golpes de prioridades são fatais, Mach Punch mais que os outros,
porém se se descuidarem ele simplesmente aniquila todos na equipe oponente,
Sawsbuck é o Pokémon “mata ou morre!”
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