sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Análise Competitiva: Sawsbuck

Análise Competitiva: Sawsbuck






Sawsbuck é um Pokémon subestimado, com os dois tipos menos comuns em OU, ele é fatal se considerarmos ele fraco só porque é NU, ele possui moverpool tanto ofensivo quanto defensivo excelente, mas seu poder mostra que ele sempre será melhor atacando




Por mais que suas defesas não sejam ruins, elas não são nada boas também, porém com sua velocidade decente e bom ataque podemos configurar um atacante relativamente forte, ainda que necessite de um suporte de paralisia ou Stick Web para ser mais eficaz

Bambi’s Revenge


@Life Orb/Focus Sash
Habilidade: Sap Sipper
Nature: Jolly
EVs: 252 Atk/252 Speed/4HP

-Sword Dance
-Return/Double-Edge
-Horny Leech
-Jump Kick

Moveset de set-up, ao dobrarmos seu ataque que não é ruim o perigo realmente começa agora! Seu Return possui STAB e sobe do já alto 102 para 153 de Base de Poder (BP) que combinado com Life Orb é simplesmente mortal, Double-Edge é ainda mais perigoso porém combina recuo do Double-Edge + recuo da Life Orb não é legal, Horn Leech também é STAB e possui o efeito secundário de drenar ½ da HP do oponente, um Giga Drain físico! Por fim temos JumpKick do tipo lutador para finalizar metálicos abusados metidos a Wall, cof... cof... Heatran...cof... cof...
Quanto ao item escolham com sabedoria, Life Ob aumenta seu poder em 30% em troca 1% da HP toda a vez que um golpe funcionar, Focus Sash deixa com 1 de HP se ela estiver cheia, particularmente eu coloco Sawsbuck na frente do Heatran e dou Sword Dance se ele me atacar o Focus Sash ativa e eu dou OHKO com JumpKick, já limpei (sweep) times assim. Lembrando que por sua habilidade ele é imune ao tipo Grama e caso seja atingindo por um golpe (tanto ofensivo quanto de status) seu ataque subirá para +1

Veado de sorte


@Life Orb/Choice Band/Safety Goggles (para doubles)
Habilidade: Serene Grace
Nature: Jolly
EVs: 252 Atk/252 Speed/4HP

-Secret Power
-Bounce
-Horn Leech
-Jump Kick

Você disse paralisia? Isso é o que acontece enfrentando esse Sawsbuck, é verdade que Secret Power é bem mais fraco que Return/Double-Edge, mas com 60% de chance de paralisar o oponente não é incrível? Em doublés ele é mais eficaz ainda, com suporte de Grass Terrain o efeito do Secret Power muda para 60% de chance de pôr para dormir, infelizmente ele também pode congelar o oponente com a mesma taxa porem apenas no in-game já que lá é o único lugar que tem o terreno de gelo ou rochas, Bounce também possui 60% de paralisar o oponente e é a melhor reposta para MegaVenusaur, Horn Leech e JumpKick já foram explicados no set acima

Ba-ton-pés!


@Life Orb/Leftovers
Habilidade: SapSipper
Nature: Jolly
EVs: 252 Atk/252 Speed/4HP

-Sword Dance/Work Up
-Horn Leech
-Return/JumpKick
-Baton Pass

É possível faze-lo assim, Sword Dance dobra o ataque, WorkUp aumenta tanto Atk quanto Sp.Atk em +1, HorneLeech é para atacar e recuperar HP ao mesmo tampo, em seguida podemos optar entre o STAB Return ou golpe de cobertura JumpKick e por fim passar adiante os aumentos com Baton Pass.

Cleric


@Leftovers
Habilidade: SapSipper
Nature: Impish
EVs: 252 Def/252 HP/ 4 Atk

-Aromatherapy
-Leech Seed/Toxic
-Synthesis
-Horn Leech

Estranho né? Mas Sawsbuck consegue ser um Cleric respeitável, Aromatherapycura os problemas de status da equipe toda, LeechSeedrouba 1/8 da HP do oponente por turno, o efeito não acaba se Sawsbuck for trocado, Toxic prova envenenamento que dobra o dano a cada turno, Synthesis recupera 50% da HP (66% em Sunny Day, 33% em outros climas) e Horn Leech é seu STAB que rouba HP do oponente



Outros moves consideráveis


-Wild Charge: Forte contra voadores apenas, em OU seria para Gyarados e Talonflame na troca
-Megahorn: Forte contra Psíquicos, noturnos e outros tipos grama, em matéria de OU seria útil apenas contra Serperior e Latios
-Shadow Ball: Em um movesetMixed, tem a função única de vencer Gengar que resiste/imune a tudo com que Sawsbuck lançar nele (menos o raríssimo Wild Charge)
-ThunderWave: Paralisa o oponente
-Light Scream: dobra a Sp.Def da equipe por 5 turnos

Comentário Final



Gengar é seu maior predador, é mais rápido e imune a tudo que Sawsbuck jogar nele e ainda possui STAB que dá OHKO nele, Talonflame vem logo em seguida, pois seu STAB Flying é OHKO e prioritário, porém ainda pode ser vencido caso seja pego na troca, coisa que com Gengar não dá, todo Pokémon que possui um atributo ofensivo alto e seja mais rápido que ele pode ser perigoso, se for queimado ou paralisado será inutilizado, golpes de prioridades são fatais, Mach Punch mais que os outros, porém se se descuidarem ele simplesmente aniquila todos na equipe oponente, Sawsbuck é o Pokémon “mata ou morre!”

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