quinta-feira, 25 de junho de 2015

Análise Competitiva: Shaymin

Análise Competitiva: Shaymin Land e Sky



Bem, normalmente eu não gosto de lendários, mas o que dizer desse fofinho? Na sua forma land é muito fofa e tem os Status muito bem equilibrados, já em sua fora Sky parte para uma ofensiva rápida e forte! Amo esse fofinho.
Como podemos observar os status de ambos são bem assustadores ainda mais lembrando que ambos possuem um golpe assinatura que além de STAB possui uma BP de 120 e tem 50% de reduzir em -2 a Sp.Def, muito apelão.




Land Sweeper


@Life Orb
Habilidade: Natural Cure
Nature: Timid
EVs: 252 Sp.Atk/ 252 Speed/ 4 HP

-Seed Flare
-Air Slash
-Earth Power
-Dazzling Gleam/Hidden Power [Fire]/Synthesis

Bem, temos golpes ofensivos com boa cobertura aqui, Seed Flare é seu STAB, possui 120 de BP e pode reduzir a SpDef em -2 excelente para o Sweepe, porém Grass não bate muito forte em outros Grass por isso temos Air Slash que ainda por cima acerta bem forte em lutadores e insetos (outro tipo que grass não afeta muito bem) sem falar no dano neutro em voadores, no entanto ainda teremos dificuldades com tipos Steel, Fire e Venenosos certo? Errado! Earth Power acerta um super-eficaz em cima deles! Apesar do Dano em cima de tipos elétricos ser idêntico ao Seed Flare é melhor não gastar PP atoa, por fim o 4º Golpe, em OU, um ambiente constantemente habitado por temidos Dragões como Dragonite, Garchomp além do praticamente sem fraquezas e super Stall Mega Sableye, um Dazzling Gleam cai muito bem, porém se você se preocupar com o fato que os altamente usados Scizor (gente é praticamente obrigatório ter um counter dele no time sem falar em outras opções que possam matar ele senão esse bicho leva sua equipe inteira) Ferrothorn e Skarmory são praticamente imunes à tudo que você jogar neles um HP Fire cai matando, já nas tier mais baixas como UU e LU (RU no Showdown) há menos necessidade destes golpes e Shaymin poderá durar mais caso opte por Synthesis que irá recuperar seu HP em 50% (66% caso seja Sol, 33% em outros climas).

Land Sword Dance


@Life Orb/leftovers
Habilidade: Natural Cure
Nature: Jolly
EVs: 4 HP/ 252 Atk/ 252 Speed

-Sword Dance
-Seed Bomb
-Zen Headbut
-Quick Attack/Return/ Synthesis

Um moveset físico? Bem já que ele aprende Sword Dance isso é possivel, mesmo que o moverpool seja meio vago por esse lado, SD irá dobrar o atk, ou seja subir +2 toda vez que for usado, Seed Bomb é seus STAB, aqui que fica o problema, falta moves então teremos Zen Headbut que irá lidar com tipos venenosos e pasmem, Return que pode atingir 102 de BP, porém não é super eficaz em ninguém ou Quick Attack, porque prioridade sempre é bom, mesmo que sem STAB, ah, vale a pena mencionar Synthesis para recuperar HP.

Land Wall


@LEftovers
Habilidade: Natural Cure
Nature: Bold/Calm
EVs: 252 HP/ 252 Def/ 4 Sp.Atk ou
252 HP/ 252 Sp.Def/ 4 Sp.Atk

-Leech Seed/Toxic
-Synthesis
-Protect/Aromatherapy
-Giga Drain

Aqui imitamos o Set do mega Venusaur, adaptando-o a Shaymin, Leech Seed irá drenar 1/8 da HP do alvo por turno e a recuperação de HP pode ser passada pra outro Pokémon, Toxic também prejudica a HP do oponente reduzindo-a gradualmente, Synthesis é para se curar e manter-se em campo essencial para qualquer wall, a decisão no 3º é interessante, Protect garante mais um turno de recuperação com Leftovers sem falar que pode prejudicar o oponente caso ele esteja sobre o efeito de Toxic ou Leech Seed, valendo também temos Aromatherapy que além de curar Shaymin de um status evitando forçar a troca pra curar também cura status da equipe inteira, e por último o golpe ofensivo, Giga Drain.

Sky Ofensivo


@Life Orb
Habilidade: Serene Grace
Nature: Timid
EVs: 252 SP.Atk/252 Speed/4 Def

-Seed Flare
-Air Slash
-Earth Power
-Dazzling Gleam


Bem, temos golpes ofensivos com boa cobertura aqui, Seed Flare é seu STAB, possui 120 de BP e pode reduzir a SpDef em -2 excelente para o Sweepe, porém Grass não bate muito forte em outros Grass por isso temos Air Slash que ainda por cima acerta bem forte em lutadores e insetos (outro tipo que grass não afeta muito bem) sem falar no dano neutro em voadores, no entanto ainda teremos dificuldades com tipos Steel, Fire e Venenosos certo? Errado! Earth Power acerta um super-eficaz em cima deles! Apesar do Dano em cima de tipos elétricos ser idêntico ao Seed Flare é melhor não gastar PP atoa, por fim o 4º Golpe, já que ele é UBER, um golpe fada afugenta os perigosos Dragões que habitam essa tier.




2 comentários:

  1. Vou treinar um Saymi tomara que valha a pena pq o bichinho caro, vc falta da a bunda pra ter um

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    1. Ué, comassim? Eu tenho dois originais (quase) No Pokémon Black físico, só não são originais porque peguei pelo bugue da porta da elite 4 do Diamond japones.

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