Análise Competitiva: Shaymin Land e Sky
Bem, normalmente eu
não gosto de lendários, mas o que dizer desse fofinho? Na sua forma land é
muito fofa e tem os Status muito bem equilibrados, já em sua fora Sky parte
para uma ofensiva rápida e forte! Amo esse fofinho.
Como podemos observar
os status de ambos são bem assustadores ainda mais lembrando que ambos possuem
um golpe assinatura que além de STAB possui uma BP de 120 e tem 50% de reduzir
em -2 a Sp.Def, muito apelão.
Land Sweeper
@Life Orb
Habilidade: Natural
Cure
Nature: Timid
EVs: 252 Sp.Atk/ 252 Speed/ 4 HP
-Seed Flare
-Air Slash
-Earth Power
-Dazzling Gleam/Hidden Power [Fire]/Synthesis
Bem, temos golpes
ofensivos com boa cobertura aqui, Seed Flare é seu STAB, possui 120 de BP e
pode reduzir a SpDef em -2 excelente para o Sweepe, porém Grass não bate muito
forte em outros Grass por isso temos Air Slash que ainda por cima acerta bem
forte em lutadores e insetos (outro tipo que grass não afeta muito bem) sem
falar no dano neutro em voadores, no entanto ainda teremos dificuldades com
tipos Steel, Fire e Venenosos certo? Errado! Earth Power acerta um super-eficaz
em cima deles! Apesar do Dano em cima de tipos elétricos ser idêntico ao Seed
Flare é melhor não gastar PP atoa, por fim o 4º Golpe, em OU, um ambiente
constantemente habitado por temidos Dragões como Dragonite, Garchomp além do
praticamente sem fraquezas e super Stall Mega Sableye, um Dazzling Gleam cai
muito bem, porém se você se preocupar com o fato que os altamente usados Scizor
(gente é praticamente obrigatório ter um counter dele no time sem falar em
outras opções que possam matar ele senão esse bicho leva sua equipe inteira)
Ferrothorn e Skarmory são praticamente imunes à tudo que você jogar neles um HP
Fire cai matando, já nas tier mais baixas como UU e LU (RU no Showdown) há
menos necessidade destes golpes e Shaymin poderá durar mais caso opte por
Synthesis que irá recuperar seu HP em 50% (66% caso seja Sol, 33% em outros
climas).
Land Sword Dance
@Life Orb/leftovers
Habilidade: Natural Cure
Nature: Jolly
EVs: 4 HP/ 252 Atk/ 252 Speed
-Sword Dance
-Seed Bomb
-Zen Headbut
-Quick Attack/Return/ Synthesis
Um moveset físico?
Bem já que ele aprende Sword Dance isso é possivel, mesmo que o moverpool seja
meio vago por esse lado, SD irá dobrar o atk, ou seja subir +2 toda vez que for
usado, Seed Bomb é seus STAB, aqui que fica o problema, falta moves então
teremos Zen Headbut que irá lidar com tipos venenosos e pasmem, Return que pode
atingir 102 de BP, porém não é super eficaz em ninguém ou Quick Attack, porque
prioridade sempre é bom, mesmo que sem STAB, ah, vale a pena mencionar
Synthesis para recuperar HP.
Land Wall
@LEftovers
Habilidade: Natural Cure
Nature: Bold/Calm
EVs: 252 HP/ 252 Def/ 4 Sp.Atk ou
252 HP/ 252 Sp.Def/ 4 Sp.Atk
-Leech Seed/Toxic
-Synthesis
-Protect/Aromatherapy
-Giga Drain
Aqui imitamos o Set
do mega Venusaur, adaptando-o a Shaymin, Leech Seed irá drenar 1/8 da HP do
alvo por turno e a recuperação de HP pode ser passada pra outro Pokémon, Toxic
também prejudica a HP do oponente reduzindo-a gradualmente, Synthesis é para se
curar e manter-se em campo essencial para qualquer wall, a decisão no 3º é
interessante, Protect garante mais um turno de recuperação com Leftovers sem
falar que pode prejudicar o oponente caso ele esteja sobre o efeito de Toxic ou
Leech Seed, valendo também temos Aromatherapy que além de curar Shaymin de um
status evitando forçar a troca pra curar também cura status da equipe inteira,
e por último o golpe ofensivo, Giga Drain.
Sky Ofensivo
@Life Orb
Habilidade: Serene
Grace
Nature: Timid
EVs: 252 SP.Atk/252
Speed/4 Def
-Seed Flare
-Air Slash
-Earth Power
-Dazzling Gleam
Bem, temos golpes
ofensivos com boa cobertura aqui, Seed Flare é seu STAB, possui 120 de BP e
pode reduzir a SpDef em -2 excelente para o Sweepe, porém Grass não bate muito
forte em outros Grass por isso temos Air Slash que ainda por cima acerta bem
forte em lutadores e insetos (outro tipo que grass não afeta muito bem) sem
falar no dano neutro em voadores, no entanto ainda teremos dificuldades com
tipos Steel, Fire e Venenosos certo? Errado! Earth Power acerta um super-eficaz
em cima deles! Apesar do Dano em cima de tipos elétricos ser idêntico ao Seed
Flare é melhor não gastar PP atoa, por fim o 4º Golpe, já que ele é UBER, um
golpe fada afugenta os perigosos Dragões que habitam essa tier.
Vou treinar um Saymi tomara que valha a pena pq o bichinho caro, vc falta da a bunda pra ter um
ResponderExcluirUé, comassim? Eu tenho dois originais (quase) No Pokémon Black físico, só não são originais porque peguei pelo bugue da porta da elite 4 do Diamond japones.
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